x

Principais Tendências de Comportamento do Consumidor para 2022

O que esperar do comportamento do consumidor para 2022? Confira o que mudou e como se preparar para o próximo ano.

O período pandêmico, que se iniciou há quase 2 anos, gerou uma série de transformações que afetaram os hábitos de consumo ao redor do mundo. Agora, com a vacinação avançando, o comportamento do consumidor para 2022 irá refletir tais mudanças, que se incorporaram a este novo estilo de vida.

De uma hora para outra, empresas incorporaram o modelo de trabalho remoto, comércios se mobilizaram para fortalecer canais de compras digitais e atender sua crescente demanda. Além disso, as chamadas de vídeos se tornaram o novo meio de se comunicar com colegas de trabalho, amigos e família.

Porém, ao contrário do que estamos acostumados a ouvir, não há nada de novo acontecendo no mundo. Na verdade, todas estas mudanças já eram tendências previstas. O que de fato aconteceu foi uma aceleração destes movimentos.

Agora, com boas expectativas de que este período sombrio caminha para o fim, já é possível perceber o seu impacto em todas as escalas da nossa vida. Afinal, a forma como enxergamos o mundo mudou e com ela, nossas crenças, hábitos, sentimentos e desejos.

Portanto, se você deseja saber o que esperar e como se preparar para atender às novas demandas de consumo, continue lendo este artigo. Por fim, também traremos um panorama de insights de oportunidades para te ajudar a inovar e conquistar o consumidor de 2022.

 

3 Principais Tendências de Comportamento do Consumidor para 2022

Sobretudo, o período pós pandemia marca um mundo que se transformou. Afinal, apesar de que o isolamento social não irá durar para sempre, sabemos que nossas atividades comuns como trabalho, lazer, estudo e descanso não serão como antes. Com base nessa premissa, as três principais tendências de comportamento do consumidor para 2022 serão:

 

1 – Reforço para o sistema imunológico

Durante todo o ano de 2020 e início de 2021 a palavra saúde teve alta repentina no vocabulário das pessoas. Afinal, o surto de COVID-19 levou os consumidores a procurar alimentos e bebidas que estão ligados ao reforço da imunidade

Atendendo a demanda, alguns lançamentos abordaram justamente essa preocupação com a saúde. Consequentemente, muitos consumidores já percebem que esses produtos têm valor nutricional e fazem parte de uma dieta e estilo de vida saudáveis.

Segundo pesquisa Mintel, 63% dos adultos brasileiros estavam regularmente incluindo alimentos “imunizantes” em sua dieta (por exemplo, frutas frescas, alimentos ricos em zinco, etc.) em julho de 2020. Isso representa um salto de 22% comparado ao período que retrocede janeiro de 2020.

 

2 – Busca pela saúde mental

Em segundo lugar, o isolamento, as incertezas e perdas resultaram na busca pelo cuidado e manutenção da saúde mental. Segundo a pesquisa Tracker Global COVID-19 Mintel, 56% dos brasileiros responderam que sua saúde mental é de alta prioridade agora.

Logo, estes consumidores se mostram interessados em produtos que os ajudem a suprir essas necessidades. Segundo a pesquisa, 63% dos brasileiros dizem que gostariam de consumir mais alimentos e bebidas com ingredientes que possam melhorar a saúde emocional.

Principalmente no próximo ano, com a vacinação atingindo níveis satisfatórios e a volta à “normalidade”, é de se esperar que grandes preocupações como desemprego, economia e outros fatores pós crise acarretem em problemas de saúde como ansiedade e depressão.

 

3 – A crise pós pandemia

Conforme nos aproximamos do final de 2021, bancos e casas de análises começam a soltar informações sobre as perspectivas para o próximo ano. Apesar do retorno do comércio e da diminuição tímida na taxa de desemprego, o cenário ainda é incerto.

Afinal, fatores como a inflação, a alta do dólar, o cenário político e a crise hídrica, pressionam para uma alta de preços e poder de compra reduzido. Logo, as marcas terão de rever seus lançamentos pensando nesse cenário, seja na redução de embalagens ou repasse ao consumidor.

Além disso, o relacionamento empático e transparente será um fator muito valorizado pelos consumidores que desejam não apenas comprar, mas se conectar em meio a tantas incertezas. Portanto, o posicionamento da marca também irá refletir no sucesso dos seus produtos.

 

Entendendo os Perfis e comportamento do consumidor para 2022

Os eventos de 2020/2021 causaram um “reset” no comportamento humano como um todo. Então, reconhecendo essa transformação, as Tendências Globais de Alimentos & Bebidas de 2022 foram inspiradas em mudanças recentes nas compras e atitudes dos consumidores entre os setores. 

Dessa forma, por meio da colaboração entre a análise do consumidor e insights da Mintel Trends, uma equipe global de especialistas em alimentos e bebidas identificou novas oportunidades em consonância com o Mintel Trend Drivers Bem Estar, Valor e Identidade, que chegou aos seguintes perfis de hábitos de consumo:

 

  • Alimentar a mente

Em primeiro lugar, a tendência observa que a já crescente atenção à saúde mental e emocional tem sido multiplicada pela pandemia e seus impactos de longo alcance. O que significa que, nos próximos anos, os consumidores buscarão mais produtos e serviços que ofereçam benefícios para a saúde mental e emocional.

Como atender esta demanda?

As formulações funcionais e produtos multissensoriais ajudarão as marcas de alimentos, bebidas e foodservice a comandar uma inovação de alimentos e bebidas que levem a compreensão de como a dieta pode contribuir com a manutenção da saúde do cérebro.

 

  • Qualidade de vida redefinida

Muito mais do que um local de descanso após o trabalho, a casa se tornou o centro da vida de muitas pessoas. Ou seja, ela se torna o lugar onde tudo acontece, funcionando como local de trabalho, um espaço econômico para entreter durante uma recessão ou para evitar qualquer ameaça contínua de COVID-19.

Nesse sentido, as marcas de alimentos, bebidas e foodservice podem oferecer inspirações econômicas e sabores aventureiros para momentos de descontração e quebra de rotina. Além disso, as marcas também podem oferecer conforto em um momento incerto.

Como atender esta demanda?

Alimentos, bebidas e produtos de foodservice devem se adaptar a estilos de vida centrados em casa. Afinal, os consumidores procurarão atalhos para jantar durante a semana, ao mesmo tempo em que limitam os gastos externos, comprando kits de refeições que dão um toque especial ainda que em casa.

 

  • Unidos pela comida

Impulsionados pelo distanciamento social, o interesse pela conexão genuína entre pessoas, grupos e marcas tem se fortalecido. Como uma forma de reafirmar sua existência, identidade e propósito no mundo, as pessoas se unem em prol de causas e paixões em comum.

Nesse sentido, as pessoas buscam por marcas que possuem posicionamento claro e coerente com suas ações. Além disso, ter um nicho de público específico pode facilitar o direcionamento das inovações. Por exemplo, em setembro de 2021 a Kitkat reuniu o público Gamer e lançou um chocolate em parceria com o CBLOL, campeonato brasileiro de LOL, um famoso jogo multiplayer online.

Como atender esta demanda?

Para engajar e aumentar a conexão com seu público, as marcas de alimentos e bebidas podem reunir ativamente os fãs individuais em comunidades online ou até mesmo organizar encontros presenciais. Dessa forma as marcas estimulam a expansão de comunidades e círculos sociais, introduzindo formas coletivas de fazer a diferença.

 

No próximo ano, conte com a Doremus para inovar e conquistar o seu consumidor

Caminhamos para o fim de um período que impulsionou grandes transformações. Agora entraremos em um novo momento, onde a preocupação com a saúde não apenas do corpo, como também da mente, a qualidade de vida, busca por conexão e desejo de ação irão refletir em como o consumidor compra e se relaciona com as marcas.

Portanto as marcas que compreenderem profundamente estes novos perfis de consumidor serão mais bem sucedidas em suas ações no próximo ano. Acima de tudo, o consumidor de 2022 buscará por experiências completas com sabor, textura e nutrição.

Para isso, além de produzir e fornecer aromas e ingredientes para a Indústria alimentícia, a Doremus possui conhecimento técnico e ferramentas de Inteligência de Mercado para um Desenvolvimento Colaborativo mais assertivo. 

Fale Conosco para encontrar oportunidades de criação alinhadas com as Tendências de Comportamento do Consumidor para 2022.

A Doremus se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade e aceita a nossos Termos e Condições Gerais de Uso.

Entendi e Aceito