Confira possibilidades de inovação no desenvolvimento de produtos que atendam a crescente demanda por mais imunidade
Entre as Principais Tendências de Comportamento do Consumidor para 2022, a busca por fortalecer a imunidade teve uma crescente alta durante todo o ano de 2020 e início de 2021. Não por acaso, o surto de Covid-19 levou os consumidores a repensarem sua saúde, estilo de vida e, consequentemente, sua alimentação.
Por exemplo, palavras como “saúde” e “imunidade” tiveram um boom de pesquisas no Google, o que também refletiu no comportamento dos consumidores. Segundo pesquisa Mintel, comparado ao período pré-pandemia, houve um salto de 22% de adultos brasileiros incluindo regularmente alimentos “imunizantes” em sua dieta.
Nesse sentido, a busca pela saudabilidade e pelo autocuidado é uma tendência que veio para ficar. Afinal, a pandemia levou muitos a repensarem seus hábitos, gerando um novo estilo de vida.
Sendo assim, a tendência é que a busca por produtos mais saudáveis, como alimentos e bebidas ligados à imunidade será crescente. Além disso, os consumidores também estarão mais atentos não apenas aos apelos, como também aos ingredientes da sua composição.
Logo, como desenvolver produtos que atendam a crescente demanda por mais imunidade, saudabilidade e funcionalidade em seus lançamentos? Neste artigo, trazemos um panorama de possibilidades e insights para inovar e criar produtos conectados com o consumidor de 2022.
Imunidade e alimentos funcionais: uma tendência que continuará em alta em 2022
De fato, fortalecer a imunidade requer um tratamento multifatorial. Cada vez mais, há um aumento da consciência a respeito do valor nutricional dos alimentos e como eles contribuem com um estilo de vida mais saudável. Logo, quando falamos em alimentos que contribuem para a imunidade, também estamos falando sobre:
- Saúde do Intestino;
- Aumento de energia e disposição;
- Rejuvenescimento e saúde da pele;
- Mais foco e concentração;
- Vitaminas para o desenvolvimento infantil;
- Modulação do estresse;
- Qualidade do sono;
- Saúde mental;
- Vitaminas aliadas ao tratamento e prevenção de doenças crônicas.
O que o consumidor de 2022 buscará em relação à imunidade?
Saúde Mental em primeiro lugar
De acordo com pesquisa Mintel, 56% dos brasileiros dizem que sua saúde mental é de alta prioridade agora. Isso porque, desde o surto de Covid-19, as pessoas passaram a compreender que a saúde mental também contribui com um corpo livre de doenças.
Desde então, novas necessidades dos consumidores vêm aparecendo e eles se mostram interessados em produtos que os ajudem a supri-las. Além disso, a mesma pesquisa também mostra que 63% dos brasileiros dizem que gostariam de consumir mais alimentos e bebidas com ingredientes que possam melhorar a saúde mental/física e emocional.
A ansiedade ainda é um problema
Antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já atestava o Brasil como o país mais ansioso do mundo e também, com maior incidência de depressão da América Latina. Durante a pandemia, a situação se agravou.
Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ) realizado em 2020, houve um aumento de 90% nos casos de depressão. Enquanto o número de pessoas com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo dobrou entre março e abril do mesmo ano.
Portanto, produtos posicionados para melhorar o humor, relaxar, aliviar o estresse, a ansiedade e melhorar as funções do cérebro devem estar cada vez mais presentes em alimentos e bebidas, contribuindo para a reversão desse quadro.
Consumidores menos saudáveis buscam ajuda na alimentação
Ainda de acordo com a pesquisa Mintel, entre aqueles que tiveram hábitos menos saudáveis durante a pandemia, 34% dos entrevistados afirmaram recorrer a alimentos e bebidas indulgentes para manter ou melhorar sua saúde mental e emocional.
Em outras palavras, esses brasileiros pioraram seus hábitos alimentares durante a pandemia. Porém são justamente eles que mais precisam e buscam em alimentos com apelos saudáveis a ajuda para lidar com estresse e ansiedade.
Aumento de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade
De acordo com dados da edição de 2019 da Vigitel, no período entre 2006 e 2019, a prevalência da diabetes passou de 5,5% para 7,4%. Assim como a hipertensão arterial, subiu de 22,6% para 24,5%.
Vale ressaltar que o maior aumento está relacionado à obesidade, que passou de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019 (variação de 72%). Ou seja, a cada 2 de 10 brasileiros estão obesos e mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso. Portanto, na hora de formular os produtos é necessário ter em mente que esses consumidores precisam consumir alimentos menos calóricos.
Inovação em Alimentos e Bebidas com apelos funcionais
Segundo pesquisa Mintel realizada em julho de 2020, 63% dos adultos brasileiros afirmaram estar regularmente incluindo alimentos “imunizantes” em sua dieta (por exemplo, frutas frescas, alimentos ricos em zinco, etc.).
Aliás, somente em lácteos, uma rápida análise de produtos lançados com o apelo “imunidade” demonstra que, em comparação com 2019, em 2020 houve um aumento de 10% no mundo todo.
Conte com a Infraestrutura Doremus para inovar em produtos com apelo funcional!
Portanto, para 2022 já é possível prever que estes hábitos irão continuar, afinal foi um longo período em que as pessoas ficaram vulneráveis, o que levou a uma reflexão sobre seus estilos de vida e, inclusive, seus hábitos alimentares. Em outras palavras, o que já era uma tendência global antes da pandemia ganhou ainda mais força, pois as pessoas continuarão buscando por opções mais saudáveis.
Conectada com as principais tendências de mercado, a Doremus conta com infraestrutura completa para criar produtos com base nos três pilares essenciais de desenvolvimento: sabor, textura e nutrição. Assim, especialistas de pesquisa e desenvolvimento atuam de forma conjunta com especialistas em inteligência de mercado e assuntos regulatórios para transformar ideias em soluções assertivas e dentro das leis vigentes.
Portanto, fale conosco e saiba como nossa divisão de Nutracêuticos pode ajudar a agregar valor aos seus novos produtos correspondendo aos desejos e necessidades do consumidor de 2022 e conectada com a crescente demanda por mais imunidade, uma tendência que veio para ficar.