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O VUCA virou BANI! O que muda no consumo de alimentos?

O VUCA virou BANI: confira 3 Ações para a Indústria de Alimentos e Bebidas frente ao Mundo BANI

Você já ouviu falar que vivemos em um ambiente V.U.C.A.? A sigla, traduzida do inglês, significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo e se trata de um conceito criado no final dos anos 80 para descrever o cenário do mundo pós-Guerra Fria. Porém, o termo já é considerado defasado: agora, o VUCA virou BANI! Mas o que isso significa?

O mundo como conhecíamos até então foi resultado de acontecimentos que o impactaram de tal forma que geraram grandes transformações.  Ou seja, a forma como as pessoas pensam e vivem mudou, assim como seus hábitos de consumo de alimentos e bebidas. A questão é: Sua empresa está preparada para atender este novo consumidor?

Continue lendo para entender melhor o que significam os termos VUCA e BANI, e ainda, descubra o que você e a sua empresa podem fazer para se adaptarem a essas transformações e inovarem com assertividade. Confira!

 

Entenda a evolução do Termo VUCA

O conceito VUCA foi criado por Army War College, no pós Guerra Fria (década de 80) para definir um novo cenário social que estava a se desenhar. Cada vez mais, novas tecnologias eram implantadas, acelerando a comunicação global

De fato, à medida que esta comunicação e trocas globais (de informações, pessoas, ideias, tecnologias, etc.) aumentaram, o impacto no comportamento humano e social ganhou proporções nunca antes vistas.

Por exemplo, informações que antes eram repassadas de “um a um” passaram a ser de um para milhares ou mesmo milhões de pessoas. Enfim, foi a partir dos anos 2000 que o termo VUCA passou a ser mais utilizado. A seguir, entenda quais são as suas características.

 

Características do Mundo VUCA

 

  • Volatilidade (Volatility)

Está relacionada à velocidade em que as coisas mudam de uma hora para outra. Ou seja, o que é certo hoje pode ser completamente diferente amanhã para pessoas, empresas e até países;

 

  • Incerteza (Uncertainty)

A segunda característica remete a dificuldade de se entender e prever o futuro. Isso porque a velocidade das mudanças acentua as incertezas. Enquanto nossa mente é analógica, a evolução tecnológica traz mudanças em velocidade digital (exponencial);

 

  • Complexidade (Complexity)

Está relacionada com a quantidade de fatores que devem ser considerados e interferem numa tomada de decisão. Ao passo que temos mais fatores a se considerar, decidir se torna mais difícil;

 

  • Ambiguidade (Ambiguity)

Por fim, refere-se a dificuldade de se obter clareza sobre a tomada de decisão. Ainda mais, após a tomada de decisão, a complexidade influencia e induz a consciência de que talvez possa não ter sido uma escolha tão assertiva.

 

O que significa o Termo BANI?

Com a Transformação Digital, as tecnologias, a comunicação e os negócios ganharam mais escalabilidade, aumentando ainda mais a velocidade das transformações. Diante disso, em 2018, o futurista e antropólogo Jamais Cascio criou uma nova denominação, o termo B.A.N.I., que segundo ele, é uma evolução do conceito V.U.C.A.

Com a pandemia, o Mundo BANI passou a fazer cada vez mais sentido e a terminologia foi adotada de forma mais recorrente. Afinal, à medida que somos mais impactados por eventos incompreensíveis, fica evidente a fragilidade do mundo em que vivemos e a desproporcionalidade das consequências de algumas ações.

 

Características do Mundo BANI

 

  • Frágil (Brittle)

A evolução da Volatilidade. A velocidade com que as coisas mudam, associada a toda interdependência gerada por um mundo globalizado, nos faz suscetíveis a sermos afetados pelo que acontece até do outro lado do planeta. 

Por exemplo, a pandemia do Covid-19, as incertezas sobre o seu fim e o medo de surgimento de novas pandemias são traços desta fragilidade;

 

  • Ansioso (Anxious)

A evolução da Incerteza. Afinal, a ansiedade é sintoma de quando perdemos o controle do que está por vir. Além disso, a velocidade e complexidade do mundo transformado pela globalização não nos permite ter o controle total e pode tirar o foco de nossos objetivos;

 

  • Não-Linear (Non-Linear)

A evolução da Complexidade. A partir da aceleração digital, uma decisão tomada pode trazer consequências totalmente imprevisíveis

Por exemplo, de fato não sabemos muito ainda sobre a pandemia. Assim, os nossos atos, tanto individuais quanto coletivos, podem gerar resultados inesperados;

 

  • Incompreensível (Incomprehensible)

A evolução da Ambiguidade. Nunca tivemos acesso a tantos dados ou informações e, apesar disso, nem sempre temos a capacidade de processá-los. Assim, perdemos a referência, prejudicando o poder de ação e impedindo um conhecimento além do superficial.

 

VUCA Virou BANI: qual o impacto no consumo de alimentos?

Em paralelo à toda Aceleração Digital, nós, humanos, também nos transformamos. Hoje em dia, é possível afirmar que passamos de um “Mindset” (mentalidade) Analógico para um Mindset Digital.

Isso porque, com o maior acesso a informações e novas tecnologias, o dia-a-dia se tornou mais acelerado. Buscamos mais produtividade e novas formas de entretenimento para ocupar o tempo livre surgiram. Frente a tudo isso, fomos forçados a uma adaptação que nos tornasse mais ágeis, práticos, convenientes e experienciais.

Para dar conta das consequências dessa aceleração e tornar o uso de novas tecnologias possíveis, passamos a buscar mais praticidade e conveniência. Por exemplo, novos aplicativos surgem com a proposta de ajudar a economizar (ou ganhar) tempo e dinheiro e ganham mais usuários a cada dia.

Toda essa vivência e comunicação com o mundo fez com que consumidores “subissem a régua”. Agora, as pessoas buscam possibilidades que tragam uma experiência cada vez mais completa.

Além disso, neste novo contexto pós COVID-19, a ansiedade atingiu a maioria da população, já sendo considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o Mal do Século. De fato, esta é mais uma consequência de um mundo cada vez mais acelerado.

VUCA virou BANI

Frente a um ambiente tão volátil, incerto, complexo e incompreensível, o que os consumidores esperam e como as empresas e marcas devem agir, se posicionar ou mesmo lançar novos produtos?

As pessoas buscam estabilidade e conforto ao seu dia-a-dia, dando preferência às marcas que demonstram consistência em seus propósitos. Mais do que nunca, organizações devem agir centradas no cliente, com diálogo, posicionamento, empatia e produtos alinhados a isso.

Além disso, sua empresa deve apresentar aos seus consumidores propósito e valores de marca bem definidos e mais humanizados. Porém, como traduzir tudo isso em posicionamento de marca e produtos? Confira a seguir!

 

Confira 3 Ações para a Indústria de Alimentos e Bebidas frente ao Mundo BANI 

A mudança de uma posição de busca somente pela evolução dos produtos atuais para uma busca por soluções para novas necessidades do consumidor é o caminho para o sucesso. Para isso, ferramentas como design thinking ajudam a entender melhor a jornada e as necessidades dos seus clientes antes de desenvolver um produto. 

Ou seja, é preciso que marcas encontrem um caminho natural para criar produtos mais empáticos e assertivos. Dentre oportunidades para esse mundo BANI, podemos trazer como exemplos:

 

  • Memória afetiva

Normalmente as pessoas se sentem melhores ao experimentar um produto que remete ao seu passado, um momento de vida mais palpável e certo, diferente da realidade atual. Por exemplo:

  • Produtos com sabores nostálgicos ou tradicionais;
  • Releituras de sabores reconhecidos em novas versões;
  • Cross-category de marcas reconhecidas;
  • Inspirações em comidas e sobremesas tradicionais ou da infância (exemplos: pudim, brigadeiro, etc.).

 

  • Experiência sensorial ou vivencial superior

Estes tipos de produtos devem ter a intenção de promover a atenção plena ou descontração, momentos de fuga da velocidade e tensão do dia-a-dia. Por exemplo, sabores e texturas excepcionais ou interações com o produto ou demais pessoas no momento de degustação, são formas para atingir tais objetivos.

 

  • Enriquecimento com vitaminas e minerais

Por fim, não basta apenas a adição de um mix de vitaminas e minerais aos produtos, mas sim que o desenvolvimento tenha a intenção de resolver dores, conectados com necessidades do dia a dia do público-alvo, tais como: 

  • Relaxar ou até mesmo dormir em momentos de tensão;
  • Mais foco e energia em momentos de ansiedade ou de necessidade de maior performance;
  • Atenção a nichos menores e mais específicos, com produtos de acordo com suas reais necessidades (gamers, geração prateada, etc.);
  • Reforço à imunidade, dentre outras demandas de saudabilidade.

 

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Enfim, vivemos em um mundo em constante mudança e de fato, todas as transformações nos levaram ao que hoje chamamos de Mundo BANI. Por sua vez, um mundo em que todos, indústrias, marcas e pessoas, precisam se adaptar.

Nesse contexto, as marcas devem se conectar com as reais necessidades dos seus consumidores para oferecer soluções que vão de encontro aos seus anseios. Assim, é possível inovar de acordo com as principais tendências de consumo, com mais assertividade e sucesso.

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