Segundo o Relatório Mintel Estilo de Vida dos Brasileiros – Brasil – 2021, 66% dos entrevistados afirmaram que cuidar melhor da saúde é sua principal meta em 2022. Segundo análise realizada pelo Kantar Profiles Mintel, a razão desta meta varia, mas sobretudo para 62% dos entrevistados, “cuidar do peso” é uma de suas motivações.
Nesse sentido de busca por alimentos mais saudáveis e controle do peso, os alimentos e suplementos que aumentam a temperatura do organismo e o consumo de energia corporal, mais conhecidos como termogênicos, podem ser muito convenientes para este público.
Isso porque eles aceleram a queima de calorias, portanto são muito usados para regular ou perder peso, além de contribuir em outros aspectos, como o aumento de foco e concentração durante a execução de tarefas.
Mas como a indústria AB pode inovar na produção de termogênicos? Ou até mesmo, por que deveria fazê-lo nesse momento? É disso que trataremos em nosso artigo de hoje, acompanhe a seguir.
O Mercado de Suplementos em relação à Indústria
O atual cenário do consumidor brasileiro – e global, em geral – é de mais consciência em relação à sua saúde. Isso vem causando uma procura por estilos de vida mais saudáveis que impactam diretamente na alimentação.
Do mesmo modo, de acordo uma pesquisa americana feita ao longo de 17 anos buscando entender a evolução do comportamento humano em relação ao próprio peso, constatou-se que cada vez mais as pessoas buscam por emagrecimento, mas enfrentam dificuldades.
Dentre as principais medidas adotadas pelos participantes, está o aumento dos exercícios físicos e a consequente adaptação do uso do tempo e estilo de vida.
Porém, desenvolver este novo estilo de vida nem sempre é fácil e, por isso, a demanda por termogênicos vem aumentando. Isso porque, além da perda de peso, eles também auxiliam com o aumento do desempenho e foco. Entretanto, a forma como estão disponibilizados hoje, em cápsulas, não surte efeito tão atrativo para muitos consumidores.
Nesse sentido, o suplemento em cápsula ainda possui certo estigma, seja por sua similaridade aos remédios convencionais, seja pela dificuldade que alguns possuem em tomá-los ou até mesmo pelo preparo, que muitas vezes não é tão prático quanto poderia ser.
Adicionalmente, num contexto em que muitos voltam a frequentar academias, parques, centros esportivos e demais áreas onde se praticam exercícios físicos, ou seja, caminhamos para uma vida mais próxima do contexto pré-pandemia, é esperado que a demanda por alimentos e bebidas ligados à saúde cresça ainda mais.
“Tirar o suplemento da cápsula” como alternativa para atrair diferentes públicos
O crescimento do uso de suplementos abriu oportunidades para novas formas de entregar soluções aos consumidores. Por exemplo, há cada vez mais produtos com adição de nutrientes, sobretudo proteínas, nos mercados.
Entretanto, ainda existe muito espaço para diversos outros nutracêuticos, como os próprios termogênicos, o colágeno, vitaminas e minerais. Desse modo, torna-se possível atingir diferentes públicos que acabam por não consumir os suplementos da forma convencional.
Assim, também podemos segmentar e criar diversos produtos de uma mesma linha, disponibilizando os melhores nutrientes para o target da marca, ao invés de fazê-lo de uma forma abrangente e menos precisa.
Mas como fazer isso da melhor maneira? Não basta retirar o suplemento da cápsula, é necessário conectá-lo às necessidades do público, agregando sabor e conveniência para torná-lo facilmente adaptável a sua rotina.
Criando um produto que englobe sabor e nutrientes
Segundo dados da Mintel, no Brasil, mais de um terço dos usuários de vitaminas e minerais afirmam que se sentiriam mais incentivados a comprar esse tipo de mercadoria se fossem saborosas. Contudo, a maioria dos produtos na América Latina (cerca de 82% dos lançamentos) não tem sabor.
Sabendo disso, é ainda mais vantajoso investir em soluções que agreguem a densidade nutricional ao sabor do produto. Isso permite, como no caso dos termogênicos e das proteínas, atrair outros tipos de consumidores.
Assim, pode-se impactar aquelas pessoas que não consomem apenas pelo valor nutricional do produto, mas que se importam também com o sabor e necessitam dos benefícios.
Um bom exemplo disso são alguns suplementos consumidos por praticantes de atividades físicas, como a musculação. Em sua maioria, o sabor residual atrapalha o produto e não permite que ele alcance seu potencial. Afinal, nem todos estão dispostos a abrir mão do sabor em prol dos nutrientes.
Inovar na forma de oferecer
Sobretudo no Brasil, ainda não existem muitas marcas inovando, no sentido de trazer diferentes formas de oferecer um produto. Já em outros locais, principalmente nos EUA, Europa e Japão, é um fator cada vez mais presente.
Assim, trouxemos alguns cases para exemplificar esse tópico da inovação dentro da área de nutrientes inseridos em alimentos e bebidas. Contudo, vale dizer também que o conceito “grab and go” é central, ainda mais diante das rotinas corridas e do home office.
– Tippy Toes: voltado para o público infantil, a marca desenvolveu picolés para restaurar líquidos e eletrólitos que são perdidos durante episódios de diarreia e vómito. Lançados em vários sabores, tornam uma experiência necessária mais divertida e fácil para a criança e para os pais.
– Cerebelly: criou, no formato “stand up pouch”, purês e smoothies saudáveis que contém vitaminas e minerais que ajudam no desenvolvimento da criança. Adiante, em sua comunicação sempre evidenciam a composição saudável (geralmente à base de frutas e legumes).
– Razer: projetou chicletes voltados para o público gamer com formulação que auxilia no desempenho e foco ao jogar. De forma fácil e prática, o jogador tem acesso aos nutrientes de forma rápida e que não estende seus efeitos por muito tempo, a fim de não atrapalhar outras áreas da vida, como o sono.
– Thrive: marca americana voltada a, através do sorvete, melhorar a qualidade de vida do público sênior, fornecendo boa parte das necessidades diárias de cálcio e proteína, dentre outras vitaminas e minerais, para esse público, que sofre com a perda de massa muscular e densidade óssea.
Os exemplos acima são alguns insights do que pode-se criar, levando em conta que todos estão disponíveis em formatos fáceis de consumir. Para entender mais sobre o tema, assista o webinar “Tirando o Suplemento da Cápsula”, realizado em parceria com a BHB Food com a participação de Amanda Lima, Gerente Comercial da Divisão de Nutracêuticos da Doremus.
Doremus apresenta soluções customizadas em Termogênicos e Suplementos para a Indústria A&B
Através dos pilares Sabor, Textura e Nutrição, a Doremus possui expertise para auxiliar sua marca em inovações no setor AB. Com estrutura de ponta, oferecemos suporte em inteligência de mercado, assuntos regulatórios e equipe multidisciplinar food e pharma para desenvolvimento de produtos.
A nossa linha de nutracêuticos traz uma gama completa de vitaminas e nutrientes para seu produto. Do mesmo modo, oferecemos através da marca Nutrimix soluções através de pré-mixes prontos ou customizáveis. Confira abaixo uma das inovações Nutrimix.
Termogênico Premix Coffee Energy
Os supercafés se popularizaram aqui no Brasil há cerca de 2 ou 3 anos, porém o mercado ainda enfrenta desafios em relação ao sabor. Assim como citamos anteriormente, o produto atendia um público muito específico, que é mais focado nos benefícios da bebida do que no sabor em si, limitando o alcance do produto a um nicho pequeno.
Pensando nisso, o Premix Coffee Energy, da marca registrada Doremus Nutrimix, além de customizável, foi desenvolvido levando em conta sabor, textura e aroma para ser mais atrativo ao paladar do consumidor.
Logo, com o foco em atingir um público maior e alcançar novos amantes da bebida termogênica, a Doremus apresenta a solução em novos sabores, sendo eles Baunilha, Morango, Chocolate e Pinã Colada, que podem ser tomados quente ou frio.
Seguindo a mesma linha, pode-se trabalhar a adição de outros nutrientes de acordo com as demandas do target e os objetivos da marca. Isso porque a Doremus, além de fornecer vitaminas e nutrientes, também é uma casa de aromas, especializada em atribuir sabor a alimentos e bebidas de diferentes categorias. Ou seja, desenvolvemos soluções avançadas que inibem o sabor residual dos componentes do produto, inclusive em situações mais complexas.
Quer saber mais sobre como agregar valor de forma inovadora através dos nutracêuticos? Fale agora mesmo com uma equipe especializada em desenvolvimento de produtos e inteligência de mercado para criar uma solução que agregue novos diferenciais competitivos à sua marca.