Mercado de Proteína Animal: Oportunidades para atrair os clientes que buscam poupar mais
De modo geral, o ano de 2021 foi desafiador para produtores e consumidores. Fatores como a pandemia, câmbio, questões climáticas e crise energética contribuíram para o aumento do custo de commodities, principalmente, no mercado de proteína animal.
A queda da renda familiar e o aumento da inflação tornaram o cenário econômico brasileiro incerto. Logo, com o aumento do preço da carne bovina, os consumidores passaram a concentrar os seus gastos em produtos mais básicos.
Assim, o consumidor se viu obrigado a substituir o consumo de carne bovina por outras fontes de proteína com preço mais em conta, como a carne suína, o frango e o ovo, embora tais itens também tenham sofrido aumento de preço no último ano.
Dito isto, conhecer o atual mercado de proteína animal e suas tendências é essencial para atrair e reter clientes. Então, continue lendo e confira as oportunidades no mercado de Proteína Animal para 2022 identificadas pelos especialistas em inteligência de mercado da Doremus.
Cenário Atual do Mercado de Proteína Animal
No início de 2020, a estimativa de crescimento para o mercado interno de carnes era de 2%, enquanto que para o externo era de 10%.
Porém, a pandemia frustrou este cenário e impactou todas as etapas do processo produtivo, resultando na paralisação de operações, diminuição da demanda e elevação de custos de produção.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), os brasileiros consumiram 26,4 quilos de proteína no ano. Ou seja, uma queda de quase 14% em relação a 2019 e o menor nível desde 1996.
Entretanto, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) estima que em 2022 haja um aumento de consumo de ovos, carne de frango e suínos. Tudo isso impulsionado pela retomada da economia, auxílios do governo e normalização do mercado externo.
Oportunidades para atrair consumidores que buscam poupar mais em 2022
Dentre as soluções para se contornar o atual cenário econômico, a indústria busca investir em cortes de carne que antes eram destinados apenas para uma parcela menor de consumidores. Assim, a proposta é que por meio do preparo ideal se desenvolva pratos excelentes.
Por exemplo, a parte dianteira do boi, antes considerada “de segunda”, hoje, disputa espaço nos restaurantes, churrascarias e na mesa dos consumidores. Da mesma forma, o acém e a raquete também dividem espaço com carnes nobres e tradicionais do boi.
De fato, o comportamento do consumidor mudou de forma perceptível. Tanto as classes de menor renda quanto a classe média tornaram a ida ao supermercado mais racional, ou seja, buscando as marcas mais em conta e o melhor custo-benefício.
Dito isso, elencamos a seguir oportunidades que atendem as necessidades atuais dos consumidores e apostas do mercado de proteína animal para o ano de 2022. Confira!
Novas Fontes de Proteína Animal
Além da carne bovina, os consumidores buscam novas fontes de proteína animal que caibam no orçamento familiar reduzido. Por exemplo, categorias mais baratas, como frangos e suínos e soluções derivadas com preço mais atrativo, como linguiças de frango.
Releituras de Sabores somadas a praticidade
Uma proposta de inovação no processo de releitura de sabores de cortes de carne é o modo de preparo. Isso porque a praticidade no cozimento dos alimentos ganha cada vez mais relevância.
Por exemplo, produtos pré-cozidos e embalagens mais sofisticadas e práticas como “assa fácil” ganham cada vez mais a preferência das famílias brasileiras.
Além disso, os cortes de carne já temperados, novos temperos e formas de temperar trazem novas experiências sensoriais, ao passo que agregam valor a cortes até então menos valorizados e baratos, gerando economia.
A releitura de sabores traz opções de refeições tradicionais para ocasiões especiais como: Natal, churrasco de domingo, feijoada e etc.; assim como para situações cotidianas que objetivam unir praticidade e sabor.
Sabor, textura e nutrição somados a preços competitivos e características de saudabilidade reúnem as exigências do consumidor que deseja flexibilizar seu consumo de proteínas.
Por exemplo, tanto no mercado interno quanto externo é possível observar lançamentos de linhas de produtos com foco em novos sabores em cortes de carnes mais baratos.
Embalagens Econômicas
Com o orçamento mais apertado, o consumidor também busca por opções que ofereçam os melhores benefícios pelo menor preço.
Nesse sentido, há maior procura por produtos de marcas próprias e embalagens econômicas (por exemplo, embalagens familiares, com menor custo por grama ou embalagens menores, com menor desembolso). Isso porque elas permitem preços mais atrativos para o cliente e melhores condições comerciais para o produtor.
Proteínas Alternativas
Por fim, também não podemos negar que a pandemia acelerou mudanças no estilo de vida, o que impacta diretamente na alimentação. Nesse sentido, o estilo de vida flexitariano (dieta focada na redução de alimentos de origem animal e derivados) teve um aumento significativo no último ano.
Ao passo que houve uma redução intencional no consumo de proteína animal no prato do brasileiro, o mercado de proteínas alternativas cresce a cada ano. Ou seja, esta é uma oportunidade de mercado que ainda pode ser explorada em diversos sentidos.
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A indústria e os hábitos de consumo mudaram, exigindo a adaptação de produtores e consumidores frente ao novo cenário.
Enfim, o mercado de proteína animal, assim como de outras commodities, deve se adequar às expectativas e exigências dos consumidores para fortalecer sua presença na mesa dos brasileiros durante todo o ano.
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