x

As Transformações do mercado Food Service

Temos acompanhado de perto todos os movimentos do mercado Food Service, um dos mais afetados pela crise pandêmica e econômica, quando mais de 1 milhão de pontos de vendas foram fechados. Durante 2021 e 2022, o setor, que representa 2,9% do PIB brasileiro segundo dados da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, já demonstrou uma recuperação bastante otimista. 

Após toda a crise, é comum que o setor se reinvente para retomar o crescimento, gerando transformações em ritmo bastante acelerado. Por exemplo, a consolidação das operações e plataformas de delivery, que já representam 25% do faturamento, e a surpreendente alteração de mais de 60% dos menus nos últimos 3 anos, dados apontados pela Pesquisa “Alimentação Hoje: a visão dos operadores do food service”, realizada em 2022 pela ANR, GALUNION e IFB. 

Como forma de nos inspirar para transformar, planejar e experienciar um 2023 inovador no mercado food service, estivemos presentes no Galunion Insights 2022, um dos maiores evento de inovação do Food Service, e compartilharemos neste artigo os principais insights para conectar você a este novo momento do mercado.

 

Caminhos para inovação no mercado Food Service

O Galunion Insights é um evento anual realizado pela empresa GALUNION, onde são apresentadas tendências, pesquisas e as principais inovações com o objetivo de gerar insights para o mercado Foodservice.

Na sua mais recente edição, realizada em Outubro de 2022, onde a Doremus foi uma das patrocinadoras, a Galunion apresentou os resultados da pesquisa de Consumidores inédita e também a Mandala Galunion Food&Tech Trends 2022, uma ferramenta que representa as necessidades e desejos de consumidores através de 4 pilares, como mostra na figura abaixo.

Os pilares são: Modelos de Negócios, Oferta Culinária, Experiência & Hospitalidade e O Futuro. Em cada pilar são traduzidas as tendências para atender as necessidades dos consumidores, mesmo com tantas incertezas e velocidade que, aliada à tecnologia, acelera todo o processo de inovação até a mesa do consumidor.

As principais tendências em Alimentos & Bebidas estão no pilar de Oferta Culinária, as quais explicaremos a seguir:

 

As transformações do Mercado Food Service e as novas tendências em Ofertas Culinárias para 2023

Mercado Food Service

O Sabor é rei

Quem nunca sentiu desejo de comer um determinado prato que só encontra em um restaurante específico? Esse movimento tem se tornado cada vez mais forte. Mais do que as opções disponíveis no cardápio, o sabor único que o estabelecimento entrega se torna mais forte e atrativo no momento de decisão do cliente.

“Através do Sabor, um estabelecimento do mercado Foodservice entrega sua ‘assinatura’, ou seja, um diferencial que cria tráfego e se torna destino de escolha de consumo”, explica Ana Paula Vaz, Gerente Comercial da Divisão Food Service da Doremus. 

Criando uma assinatura de sabor

Aposte em sabores e texturas que podem assinar suas receitas, como temperos em pratos salgados e recheios exclusivos em pratos doces, como o crocante maltado, brownie, waffle e petit gateau.

 

Indulgência permissiva

A indulgência, muito associada a situações onde os aspectos nutricionais do  alimento são deixados de lado em troca de um sentimento superior de prazer, dá espaço para a “Indulgência permissiva”.

Nesta, por outro lado, o sabor está em harmonia com a qualidade e saudabilidade dos ingredientes, sem perder seu principal objetivo: a capacidade de ativar todos os sentidos. 

“Uma das mais novas tendências que vem se consolidando, como por exemplo o ‘comer com os olhos’, se mantém, dando lugar também ao Clean Label”, acrescenta Ana Paula Vaz.

Inovações e tecnologias

Com os consumidores cada vez mais exigentes e bem informados, proporcionar experiência com porções menores e redução de calorias funciona bem. 

Por exemplo, inovações e tecnologias para redução de gordura não só deixam o produto mais atrativo, como também auxiliam na redução de custos da receita final.

Futuro do Food Service

Alimentação saudável

Assim também, a busca por alimentos saudáveis, que começou com o objetivo de controle do peso e depois evoluiu para funcionalidades, agora volta o foco ao movimento de inclusão dos consumidores e suas necessidades específicas, ambientais e até filosofias de vida, sejam eles relacionadas à saúde ou não.

Como promover a alimentação saudável no food service?

Para se adequar às novas necessidades de consumo, é preciso compreender que a alimentação fora do lar deixou de ser apenas “lanches rápidos”, já que o consumidor está cada vez mais empoderado na escolha de menus saudáveis e equilibrados.

Para atender esta demanda, é preciso desenvolver receitas e indicar no cardápio as especificações dos produtos para auxiliar na escolha do cliente.

 

Substituições mais sustentáveis

Assim como a alimentação saudável gera motivadores e variedades, as substituições mais sustentáveis estão alinhadas à consciência maior da origem e dos processos dos ingredientes da receita e de quais são seus impactos no meio ambiente.

Com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável divulgados pela ONU para atingirmos a agenda 2030, os projetos e inovações devem ser desenhados com essa prioridade.

Qualidade dos ingredientes

O consumidor está cada vez mais atento não apenas com o prato finalizado, mas com toda a cadeia produtiva que o gerou. Desde adotar substituições de embalagens, como também trabalhar com fornecedores confiáveis, tudo isso gera mais segurança e satisfação ao cliente.

Para isso, busque indústrias comprometidas com a segurança e qualidade dos alimentos e que adotem práticas ESG e responsabilidade socioambiental.

Mercado Food Service

Food adventuring

Outra nova tendência que vem se consolidando, é a busca por experiências inovadoras, diferenciadas, extravagantes e até exóticas que os consumidores da geração Y buscam em seu comportamento. Com isso, podemos trazer às preparações sabores de ingredientes pouco conhecidos e fusão de sabores de diferentes culturas. 

Experiências incríveis

Receitas autorais e combinações de doce, salgado e diferentes texturas enriquecem a experiência do cliente, tornando o momento de consumo mais divertido e extravagante.

“Nascem aqui as releituras de receitas tradicionais, além da mistura de texturas e cores nas mais diversas formas de apresentação dos cardápios. Como exemplo, O’Burguer e o pudim com flores da Digamaria”, cita Ana Paula Vaz.

 

Impulso vegetariano e vegano

Motivados pelos movimentos de sustentabilidade, o nicho dos vegetarianos e veganos está cada vez maior, segundo a SBV em 2018, 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos

Inspirados por esta tendência e buscando uma alimentação mais saudável, muitas pessoas passaram a reduzir o consumo de carne vermelha, um nicho que ganhou o nome de “flexitarianos”.

Entrando no hype

Com esse crescimento atraente, as indústrias apresentam muitas inovações para o mercado plant based, gerando uma grande evolução nas variedades e lançamentos para divulgação de marca e desenvolvimento do hábito de consumo.

 

Snacking

A flexibilidade no trabalho e a tendência de ultra conveniência mudou a forma e o ritmo de consumo alimentar. Ou seja, os momentos de pausa para alimentação estão mais curtos e a “alimentação sem parar” (on the go) ganha cada vez mais adeptos. 

Nesse caso, porções menores e produtos práticos e prontos ganham preferência. Aqui, a atenção com as embalagens são pontos importantes para entregar a experiência completa.

Como fidelizar?

Entregar uma experiência para consumidores com pressa pode ser difícil. Para driblar este desafio, aposte nos sabores, que carregam sua ‘assinatura’ mesmo em um momento de praticidade.

“Aposte em sabores diversos e variedades de opções, que são a chave para disponibilidade e fidelização do consumidor”, completa Ana Paula Vaz.

 

Produtos mais acessíveis

Impulsionado pela crise pós pandemia, a busca por ingredientes e opções mais acessíveis em valores visa sobretudo possibilitar o acesso a alimentação e a cultura alimentar mais completa e diversa.

Produtos sociais também foram muito impulsionados com foco em aumentar a acessibilidade, através da doação de parte de seus lucros à comunidades.

Como gerar impacto positivo

Existem muitas formas do estabelecimento impactar positivamente a sociedade. Para isso, é preciso olhar o seu ambiente, cardápio e habilidades que podem se conectar e fortalecer projetos através de ações ou lançamentos de produtos sociais.

Futuro da alimentação fora do lar

Novo comfort food

Diante de um mundo cada vez mais conectado, ansioso e incerto, as pessoas buscam nos alimentos as referências de um passado e suas memórias certas e estáveis, que proporcionam sensação de segurança e conforto.

Sendo assim, junto às releituras de algumas receitas, começam a nascer novos alimentos que criam conexão e emoções com o passado. Apesar de tradicionais, os alimentos alinhados ao novo comfort food contém inovações e fusões de sabores de diversas culturas. 

Despertando emoções

A nova forma de despertar a nostalgia e sensações antigas é através de novos sabores. Por exemplo, os milk shakes tradicionais ganham novos sabores e apresentações, assim como  o açaí, fruto da cultura brasileira, é incorporado em novas receitas.

 

O futuro do Mercado Food Service: como inovar em 2023?

Enfim, muitas transformações impulsionaram o setor de Food Service. Para atender a tantas novas necessidades e expectativas de consumo, foi possível notar que muitos projetos se tornaram “multi tendências”, ou seja, quando mais de uma tendência é atendida em um só produto.

“De tudo isso, as inovações que tenham a sustentabilidade pensada e a formulação clean label, que entreguem sabor e qualidade, serão as estrelas daqui pra frente”, aponta Ana Paula Vaz. 

Enfim, todas as tendências, quando desenvolvidas para o mercado food service, devem ser analisadas e adaptadas para a realidade do negócio e momento do consumo. Afinal, cada detalhe faz parte da experiência e da hospitalidade que aumenta a percepção de valor do público.

Por exemplo, se optar em levar a comida pronta para ser vendida e entregue por supermercados, a apresentação das embalagens é um fator primordial. Ou então, um milkshake de 1L para compartilhar, entregue por delivery, podemos criar a experiência da calda em separado. E ainda, um snack de açaí que pode ser para beber ou em bowls com complementos.

Estes são caminhos para inovar e atender de forma encantadora os consumidores, conectados às novas tendências. E falando em inovação, vale reforçar que, em um mundo em constantes e cada vez mais rápidas transformações, é importante inovar com assertividade.

Nesse sentido, estar com um parceiro conectado com o presente e com o futuro do mercado, com know how técnico e sustentado nos 3 pilares da experiência: Sabor, Textura e Nutrição, é o que permite o desenvolvimento de soluções assertivas, que atendem profundamente o consumidor atual.

Vamos cocriar os sabores do futuro? Fale com a nossa equipe de especialistas!

 

A Doremus se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade e aceita a nossos Termos e Condições Gerais de Uso.

Entendi e Aceito