A Copa do Mundo de Futebol contribui para o aquecimento do mercado, sobretudo o mercado cárneo. Isso porque aumentam as confraternizações, sendo o churrasco uma das formas mais brasileiras de celebrar.
Considerando a população brasileira de 214,8 milhões de habitantes, o Brasil é um dos principais consumidores de carne do mundo e, mesmo com os preços em alta, o país ficou em 3º lugar no ranking mundial, segundo estudo recente realizado pela plataforma Cupom Válido com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Em média, são consumidos 24,6 kg per capita num período de um ano.
Somado a isso, a Copa do Mundo de Futebol do Qatar é o primeiro grande evento desde a pandemia, desconsiderando as Olimpíadas, visto que o cenário ainda não era considerado seguro, pois a vacinação não estava avançada e o uso de máscara ainda era obrigatório até em locais abertos.
Portanto, continue lendo e confira um panorama sobre o setor de carnes no atual cenário econômico brasileiro e a oportunidade de inovação para o setor conectado com o clima da copa do mundo.
O setor de cárneos no Brasil e por que a linguiça suína?
Nos últimos anos, sobretudo em 2021, o preço das carnes teve um aumento considerável devido a diversos fatores. Por exemplo, a alta do dólar, períodos de seca na região Centro-Sul do país e o aumento nos preços do milho e da soja, como apurado pela BBC.
Nesse cenário, o consumo de carne bovina, vem sendo diminuido e dando lugar ao consumo principalmente de frango. Ainda assim, como o crescimento expressivo de consumo de frango tem impactado no aumento do custo dessa proteína, a carne de porco se mostra como uma opção importante.
Assim, a linguiça suína aparece como opção capaz de substituir – ou apenas dividir espaço – com a carne bovina em algumas refeições ou em churrascos, celebrações e eventos.
Não somente, com o objetivo de compreender melhor as atitudes do consumidor de carne, uma pesquisa constatou que os principais atributos na escolha são sabor, em primeiro lugar, e preço, em segundo.
Ou seja, onde a tendência já é de aumento do consumo de carne suína, o fator Copa do Mundo contribui ainda mais para o aquecimento desse mercado. Isso graças aos churrascos e celebrações que já citamos no começo do artigo.
Por fim, sendo o sabor um conceito chave no momento de escolha do consumidor, a Doremus desenvolveu diversos sabores deliciosos para linguiças suínas, especiais para a Copa do Mundo.
A importância de inovar no sabor aproveitando ocasiões de consumo
Em primeiro lugar, temos de ter em mente que o consumidor possui um repertório próprio de marcas associado a cada momento. Dessa maneira, aproveitar a grande popularidade da Copa entre os brasileiros é uma excelente oportunidade para apresentar novos produtos.
Nesse caso, proporcionar novas experiências de sabor, ao mesmo tempo em que se compreende a necessidade do consumidor de gastar menos (dada a crise econômica que afeta o setor cárneo), é um grande atrativo para conquistar novos clientes.
. No mais, esse tipo de solução permite ao próprio cliente outras oportunidades, como a de servir os pratos com bandeirinhas e criar um clima temático para o churrasco.
Em suma, com as soluções Doremus, pode-se oferecer ao consumidor final:
– Novas experiências de sabor: trazendo a oportunidade dele conhecer sabores de diferentes países;
– Mais conexão com a marca que é capaz de proporcionar experiências novas e saborosas em momentos marcantes.
Conheça algumas das soluções em sabor Doremus.
Doremus lança novos sabores para linguiças suínas
Em síntese, além do próprio sabor caseiro brasileiro, destacam-se sabores característicos de países com presença marcante em outras edições da Copa do Mundo de Futebol, como França, Inglaterra, Argentina, Uruguai e Espanha.
Conheça os detalhes de cada sabor:
Cheddar: o sabor histórico da Inglaterra
O queijo cheddar foi criado na Cheddar Village, em Somerset, Inglaterra e rapidamente se popularizou, fazendo um grande sucesso entre a corte inglesa. O rei Henry II chegou a declarar o Cheddar o melhor queijo de toda a Inglaterra.
De lá pra cá, o queijo passou por algumas transformações até chegar ao que é hoje. E além do cheddar, este lançamento Doremus possui notas defumadas para harmonizar com o perfil de sabor lácteo. Assim surge o delicioso Sabor Cheddar para integrar sua linha de linguiças suínas.
Sabor Caseiro: a deliciosa linguiça brasileira
O tempero brasileiro é aquele que combina com churrasco e leva consigo tomate, notas frescas e muita variedade de cores. Juntamente com seu perfil de sabor voltado para o cítrico, também possui um toque tradicional.
Deliciosa, traz à linguiça suína comum um extra de sabor que faz toda a diferença!
Pimenta Brava: a caliente linguiça espanhola
A comida espanhola é similar à brasileira no que diz respeito à grande quantidade de temperos e cores no prato. Como resultado, temos sabores variados e normalmente puxados para um toque mais apimentado e quente.
Por isso, o sabor Pimenta Brava é o representante da Espanha para a Copa do Mundo. Além do blend de pimentas preta, vermelha e branca, também adicionamos páprica, alho, coentro, cebola e noz moscada.
Mix de Queijos: a tradicional da França
A culinária francesa é conhecida mundialmente, mas o que pouca gente sabe é o quão antiga é a tradição da região em lácteos. Só para se ter uma ideia, o filósofo romano “Plínio, O Velho”, no ano 60 já mencionava o queijo produzido na região (ainda território gaulês à época).
Além da tradição milenar, há uma imensa variedade de produtos: são mais de 400 tipos de queijo. Logo, não poderia ser diferente: o sabor para linguiça suína de inspiração francesa é a Mix de Queijos e possui um perfil de sabor lácteo.
Chimichurri: as delícias sul-americanas do Uruguai e Argentina
Muito tradicional nas cozinhas argentina e uruguaia, o chimichurri é uma combinação de orégano, salsinha, coentro e outras ervas. Assim, o seu perfil de sabor herbal com um leve toque picante e tradicional é decorrente dessa mistura.
Geralmente utilizado para marinar carnes, pode ser usado também depois de assadas ou grelhadas. Mas a linguiça suína Doremus já vem com esse sabor marcante!
Dessa forma, encerramos a nossa seleção de sabores para linguiças suínas perfeitos para proporcionar novas experiências ao seu consumidor. Quer saber mais? Fale agora com uma equipe especializada para desenvolvermos juntos o próximo lançamento da sua marca para a Copa do Mundo.