A Nova Rotulagem de Alimentos e Bebidas Industrializadas, que entrará em vigor a partir de outubro de 2022, estabelece requisitos técnicos e regulatórios para a rotulagem nutricional dos alimentos. Entre eles, a inclusão de alerta frontal, caso o produto contenha alto conteúdo de açúcares adicionados, gorduras saturadas e/ou sódio.
Com consumidores cada vez mais exigentes quanto à saudabilidade daquilo que consomem, a mudança pode gerar impacto na decisão de compra. Ainda assim, grande parte do público não está disposto a abrir mão do sabor e textura dos alimentos.
Como solução para reduzir a adição de sódio mantendo o poder salgante do sal comum e dispensar o alerta de “alto teor de conteúdo de nutrientes” para o sódio, a Doremus apresenta o Sal Hipossódico. A inovação trata de uma mistura do cloreto de sódio (NaCl) com outros sais, a fim de que a mistura final obtenha redução de até 50% do teor de sódio, comparado ao original.
Neste artigo oferecemos um panorama geral sobre o Sal Hipossódico e insights sobre o tema em relação à indústria de Alimentos e Bebidas, que vão desde hábitos do consumidor até oportunidades de mercado.
A Redução do Sódio e sua Relação com o Consumidor
O sódio é fundamental para que o corpo humano mantenha seu equilíbrio hídrico, além de auxiliar no transporte de oxigênio, nutrientes e na transmissão dos impulsos nervosos. Entretanto, a alta ingestão de sal pode desencadear doenças, como a hipertensão.
Prevendo os impactos da altas doses de sal de produtos embalados, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabeleceu uma recomendação de ingestão de sal de cerca de 5g por dia. Como efeito de comparação, no Brasil a média de consumo é de 12g/dia.
Segundo o Relatório Mintel Estilo de Vida dos Brasileiros realizado em 2021, 66% dos entrevistados apontaram que cuidar melhor da saúde é a principal meta para 2022. Nesse sentido, a redução do consumo de sal para se enquadrar nos parâmetros de ingestão recomendados pode ser um fator determinante para a escolha de um produto na prateleira.
Atendendo a este novo comportamento de consumo, a redução de sódio através de regulamentação é um movimento global que vem tomando forma ao longo da última década e cada vez mais órgãos reguladores tratam da questão.
Por sua vez, a mudança na rotulagem nutricional leva o debate a outro patamar, ao passo que o consumidor é esclarecido quanto à quantidade dos compostos que são relevantes para a saúde. Entenda melhor a seguir.
Solução em redução do sal para nova rotulagem nutricional
Na indústria já existe um acordo de cooperação, intermediado pela Associação Brasileiras de Indústrias de Alimentação (ABIA) e o Ministério da Saúde, com intuito de promover a reformulação dos alimentos processados para a redução de sódio.
Agora, a nova rotulagem nutricional traz o sódio como um dos 3 nutrientes, junto com gorduras saturadas e açúcares adicionados, que se encontrados em excesso num determinado produto, deverá exibir um alerta em seu rótulo frontal.
Para tal, foi desenvolvido e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) um design de lupa que identifica o alto teor dos nutrientes. Sendo assim, quando presentes acima do limite determinado, deverão ser aplicados da seguinte forma:
As quantidades de sódio entrarão no rótulo frontal de acordo com a classificação do produto:
– Em alimentos sólidos ou semissólidos: quantidade maior ou igual a 600mg de sódio por 100g.
– Em alimentos líquidos: quantidade maior ou igual a 300mg de sódio por 100ml.
Sendo assim, o uso do sal hipossódico é uma solução atrativa para reduzir o sódio e consequentemente, excluir a necessidade do rótulo frontal, atendendo as expectativas do consumidor.
O uso do Sal Hipossódico altera o sabor do alimento?
O sal é também um elemento chave para realçar o sabor, o que eleva os desafios dos fabricantes, que não podem abrir mão da experiência degustativa. Então, como resolver este problema?
A boa notícia é que o uso do sal hipossódico mantém o sabor característico do alimento. O mesmo vale para a textura do alimento, cujo sal também tem participação em sua formação.
Além disso, é possível trabalhar conjuntamente a redução do sódio com o uso de aromas e especiarias a fim de agregar sabor. Para isso, conte o nossos especialistas para calcular a substituição do sal, garantindo assim a manutenção do sabor, textura e qualidade do produto.
Resultados do Sal Hipossódico Doremus no segmento Cárneo
Pesquisadores e especialistas em P&D da Doremus realizaram testes em Linguiça Toscana (frescal) e Linguiça Tipo Calabresa para ter respostas concretas quanto a utilização do Sal Hipossódico.
Sendo assim, os testes comprovaram que após substituirmos uma determinada porcentagem do sal comum (NaCl) pelo Sal Hipossódico Doremus, obtivemos uma redução de 30% de sódio no produto final. Confira nos gráficos abaixo o resultado sensorial através da avaliação por escala hedônica, com notas de 1 a 9 para os atributos analisados.
Segundo a escala, podemos perceber que não houve alterações significativas entre os requisitos avaliados. E vale ressaltar que também é possível executar a redução do teor de sódio de forma gradativa, ao longo do tempo, caso entenda como necessário.
O setor cárneo tem muito a ganhar com os redutores de sódio, sobretudo diante da nova rotulagem. Quer saber mais sobre as nossas soluções? Conte com a Doremus para implementar uma redução de sódio em seus produtos cárneos, mantendo sabor e textura!
Conte com uma empresa consolidada em soluções para o Setor de Cárneos
Enfim, no artigo de hoje vimos como a redução do sal é um movimento que vem ganhando cada vez mais força devido aos hábitos mais saudáveis dos consumidores e estímulos por parte de órgãos reguladores.
Um exemplo disso é a nova rotulagem nutricional 2022, que colocará em evidência o alto teor de gorduras, sódio e açúcares adicionados na rotulagem frontal dos produtos embalados. Apesar do desafio, a ausência do selo poderá ser uma oportunidade para destacar o produto na prateleira, tornando-o mais atrativo para o consumidor.
Nesse sentido, o Sal Hipossódico Doremus auxilia na redução do teor de sal de um alimento sem perder atributos essenciais de sabor e textura, com excelentes resultados no teste sensorial com aplicação em linguiças.
Para receber conteúdos exclusivos sobre inovação, tendências de mercado e oportunidades para o Setor Cárneo, assine a nossa newsletter!