Sorvete gamer: novas oportunidades para ampliar o mercado
Segundo dados da Associação Brasileira do Sorvete (ABRA), o Brasil é o 5º maior mercado global do setor, com faturamento anual de R$ 13 bilhões. Ainda assim, o consumo médio por habitante é de apenas 5,5 litros por ano, ocupando a sexta posição entre os países que mais consomem sorvetes no mundo.
Se compararmos com o consumo médio dos países no topo do ranking, como a Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos, o consumo anual por habitante dobra, ultrapassando 10 litros por pessoa no ano.
Ou seja, estudar as propostas de sorvetes industriais desses países, analisando os casos de sucesso e identificando conceitos ainda não explorados por marcas brasileiras, adequando-as às especificidades de nosso país, pode ser uma grande oportunidades para sorvetes industriais.
Atualmente, as indústrias brasileiras de sorvetes e açaís exploram somente parte do potencial do mercado disponível para elas, através de produtos com apelos de sabor e textura. Porém, existe uma alta demanda por sorvetes e açaís não só baseados na entrega sensorial, mas que atendam a alguma necessidade específica do consumidor.
Como exemplo, podemos citar a comunidade brasileira de gamers, que têm ganhado novos adeptos a cada ano. Dados já demonstram projeções bilionárias de receitas para este público. Segundo o levantamento da Pesquisa Game Brasil (PGB) 2022, 74,5% dos brasileiros jogam games regularmente.
Então, o que podemos aprender com o mercado mundial de sorvetes para aumentar o consumo interno? De maneira geral, penetrar em nichos de mercado atendendo as demandas desses consumidores é mais do que uma das oportunidades para sorvetes industriais, é também uma necessidade das marcas que desejam estar presentes no dia a dia dos seus clientes.
Como aumentar o consumo brasileiro de sorvetes
Portanto, mais do que lançar novos sabores ou texturas, entender as necessidades do consumidor a fim de criar sorvetes baseados em conceitos é um ótimo caminho para aumentar o consumo.
Ou seja, ter olhar atento para nichos e segmentos de mercados específicos, identificando suas “dores”, é um grande primeiro passo para o desenvolvimento de novos produtos com maior assertividade.
Nesse sentido, o enriquecimento de sorvetes com vitaminas e minerais, além de novas formas de apresentar sabores, são ferramentas que potencializam o poder de inovação na categoria.
Além disso, essa estratégia de busca por inovações através de novos conceitos, além de fortalecer a marca da empresa, aumenta as margens praticadas pelos produtos inovadores e abre caminho para que novos canais de distribuição, consequentemente também com maiores margens, sejam criados.
Em suma, ressaltamos que o lançamento de produtos baseados em novos conceitos seguem uma metodologia de desenvolvimento centrada no cliente, trazendo oportunidades para sorvetes industriais reais de mercado. Consequentemente, gerando inovação com mais assertividade.
Quem é o público gamer?
Segundo a PGB, 3 em cada 4 brasileiros jogam em alguma plataforma. Este público é composto por uma variedade de gêneros, idades, composições familiares e até mesmo de comportamento de consumo.
A Kantar IBOPE Media demonstrou que o Brasil é o 6º país com maior tempo médio diário de jogos de videogames. Aqui, o público gamer gasta 2h30min diariamente com a atividade, seja no consoles, computadores ou smartphones.
Este público tão diverso movimenta bilhões todos os anos. No ranking de países que mais faturam neste mercado, o Brasil ocupa a 12º posição. Além disso, a expectativa é de que o setor cresça 7,2% entre 2019 e 2023, superando a receita de US$ 200 bilhões por ano, segundo a consultoria especializada Newzoo.
Por isso, esse público gera grande interesse não apenas para marcas de games. Por exemplo, segundo a pesquisa Games Global Market Report 2021, da Newzoo, 90% dos jogadores e streamers se alimentam enquanto estão jogando.
O sorvete e o açaí podem ajudar na concentração e reposição de minerais, necessidades do público gamer
Para este público, o momento de descontração é levado muito a sério. Além do tempo jogando, faz parte do hábito realizar transmissões online e assistir outros jogadores. Além disso, os e-sports, modalidade de competição de gamers, também têm ganhado novos adeptos.
Para obter melhor performance durante o jogo e ter energia para aguentar longas jornadas na frente da tela, estes jogadores precisam de maior poder de concentração. Por isso, os sorvetes e açaís enriquecidos com vitaminas e minerais possibilitam o consumo de produtos deliciosos e que ainda os ajudem com essas necessidades.
Além disso, trabalhar formatos ou embalagens de forma que o sorvete ou açaí não suje as suas mãos e, consequentemente, os equipamentos que são utilizados para jogar é muito importante. Ou seja, a experiência do consumo de sorvete e de açaí também pode ser aprimorada, de acordo com a necessidade dos gamers.
Os exemplos citados acima estão dentre uma infinidade de possibilidades para abordar novas ocasiões de consumo e trazer inovação à categoria e movimentação ao mercado, posicionando a marca da empresa que deseja lançar produtos e ganhar mais presença em ocasiões de consumo de seu público.
Benefícios para o consumidor
Quando trabalhamos com sorvetes ou açaís conceituais, antes do desenvolvimento de novos produtos, partimos para um entendimento de quais são as necessidades dos consumidores que poderiam ser atendidas através deles, buscando a criação de conceitos que entreguem uma experiência completa.
Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada da indústria alimentícia quando se trata do consumo de produtos saudáveis ou para necessidades específicas, de maneira prazerosa. No universo dos sorvetes e açaís, é possível desenvolver fórmulas com apelo de sabor e textura, e ainda atender as mais diversas necessidades, até dos públicos mais exigentes.
Ao oferecer ingredientes com características que compõem uma experiência completa em seus atributos físicos, sensoriais e nutricionais, exploramos novas oportunidades para sorvetes, identificando tendências e desenvolvendo soluções.
Confira a seguir alguns bons motivos para o lançamento de sorvetes e açaís enriquecidos :
- Conectar-se com as novas necessidades dos consumidores e tendências de mercado;
- Promover novas experiências para os consumidores;
- Aumentar margens, já que o custo aumenta somente 3% e o preço pode ser 20% maior;
- Explorar novos formatos de sorvetes;
- Explorar novos canais de distribuição, com menor concorrência;
- Contribuir para o aumento do consumo per capita;
- Atingir diferentes públicos, como os gamers.
Doremus, uma empresa focada em inovação
Fundada em 1985, a Doremus é uma empresa consolidada em produção e fornecimento de ingredientes para diversos setores da Indústria Alimentícia, incluindo sorvetes, açaís e sobremesas geladas, em todo território nacional e América do Sul.
Com parque industrial de mais de 120 mil m² de área total, hoje a Doremus possui estrutura completa para potencializar a inovação, incluindo diversos laboratórios, plantas-pilotos, salas de análise sensorial e um dos centros de inovação mais modernos da América Latina.
Nesta estrutura, equipes de aromistas, pesquisa & desenvolvimento, marketing e comercial atuam para antecipar tendências de mercado e desenvolver soluções completas em sabor, textura e nutrição para o consumidor final.
Assim como você, somos apaixonados por sorvetes e por isso, oferecemos aos nossos parceiros todo o suporte em inteligência de mercado, assuntos regulatórios e laboratório de qualidade, que guiam o caminho para inovar com assertividade.
Para a Doremus, a possibilidade de contribuir para o crescimento do mercado, trazendo novos conceitos que atendem às necessidades atuais dos consumidores, sejam elas latentes ou aceleradas pela pandemia, é motivo de muita empolgação.
Portanto, se deseja saber mais sobre oportunidades para sorvetes penetrarem novos mercados e desenvolvimento de novos produtos, fale com a Doremus.