x

A arte de programar o cérebro através de alimentos

Os avanços científicos e tecnológicos nos levaram ao cenário atual de uma tendência mundial, que deriva de um questionamento inerente à espécie humana: “Qual é o meu limite?”. O questionamento, associado à constante necessidade de superação, está inserido no DNA da espécie humana, baseado na competição, superioridade e instinto de sobrevivência, um conceito que é levado ao nível físico e intelectual.

Durante muitos anos, comumente estuda-se metodologias para estímulo metabólico nas competições envolvendo a atividade muscular, que resultaram em agentes ergogênicos, desde suplementos alimentares até hormônios sintéticos. Nesse sentido, estes conceitos de limite metabólico ou limite da espécie foram aplicados também no tratamento do declínio. 

Não raro utilizamos recursos ergogênicos para tratar pacientes com patologias degenerativas, como a caquexia. Este mesmo conceito hoje é aplicado ao sistema nervoso central, afinal dependemos tanto de um ótimo funcionamento do cérebro quanto dos músculos. 

Tantas evoluções científicas corroboram para a evolução deste questionamento, que passou a ser: “Qual o limite do sistema nervoso central?”. Afinal, é possível melhorar a inteligência? E, ao utilizar esses artifícios, podemos também retardar o comprometimento cognitivo no envelhecimento e em patologias, como o mal de Alzheimer?

A ciência também estuda este tema e desenvolve cada vez mais avanços significativos no que chamamos de estimulantes cognitivos

Há várias metodologias para estímulo cognitivo, que abrangem tanto a correção de danos, como o estímulo metabólico dos neurônios. Ambas as metodologias são eficazes nos estudos clínicos e somar ambas as intervenções pode ser útil em pacientes portadores de doenças que afetem a função cognitiva, como a doença de Alzheimer e até mesmo a fadiga. 

A seguir, vamos enumerar os caminhos a serem seguidos para um ótimo resultado cognitivo e  como a indústria de alimentos e bebidas pode utilizá-los para gerar produtos inovadores que atendem esta crescente demanda de mercado.

  • Estimular ou apoiar o metabolismo energético.

O ATP (adenosina trifosfato) é a forma de energia utilizada pelas nossas células para propiciar uma melhor síntese de ATP durante todo o período necessário para uma atividade cerebral ótima e é um meio muito utilizado como estimulantes cognitivos. 

Neste caso, os nutrientes fundamentais são vitaminas do complexo B, particularmente as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, ácido fólico e B12. A presença de estresse oxidativo (radicais livres) podem comprometer o metabolismo da maioria das vitaminas do complexo B. Logo, antioxidantes otimizam o efeito, por exemplo o ácido fólico para produção de neurotransmissores do tipo monoaminas (dopamina e norepinefrina).

  • Inibir processos degenerativos

suplementos para cognição

Um fenômeno que compromete a função cognitiva são os processos degenerativos que estão associados a inflamação no sistema nervoso central (a neuroinflamação), e a consequente produção excessiva de radicais livres.

A neuroinflamação e a produção excessiva de radicais livres comprometem a função das células do sistema nervoso central, pois o seu neurônio não será capaz de desenvolver as atividades do dia a dia, muito menos suportar uma sobrecarga. Para corrigir estes processos, utilizamos uma abordagem que preferencialmente foque as duas funções simultaneamente, traduzindo numa abordagem eficaz para corrigir o metabolismo cerebral e a função cognitiva.

O Neumentix (nootrópico Natural extraído de um tipo de hortelã cultivada especificamente para ser rica em polifenóis), contém antioxidantes fenólicos que são capazes de diminuir estes processos degenerativos. Os estudos também sugerem atividade anti-inflamatória

Esta abordagem anti-inflamatória e antioxidante traz muitos benefícios em paralelo. A atividade antioxidante e anti-inflamatória propicia um melhor uso das vitaminas e minerais, gerando uma maior eficácia nos resultados pró-cognitivos. 

Além disso, esta atividade anti-inflamatória e antioxidante do Neumentix o torna um produto a ser considerado como base de uma abordagem quando focamos na fadiga pós viral,  nos quadros pós-covid. Afinal, a condição chamada de “Covid Longa” ou “síndrome pós covid”, contabiliza 23 sintomas que persistem ou se desenvolvem após o término da infecção por covid-19 e foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

  • Estimular a função celular aumentando a produção de neurotransmissores.

Para melhora da memória, aumentar a acetilcolina e modular o glutamato são recomendações amplamente utilizadas. Nesse caso, a atividade anti-inflamatória e antioxidante do Neumentix modula a atividade do glutamato, que é associada a fadiga e a falta de foco. 

Além disso, o Neumentix também tem a capacidade de aumentar a produção de acetilcolina. Este efeito gera um aumento na plasticidade neuronal e melhora da função cognitiva. Este aumento da plasticidade neuronal resulta em aumento da capacidade regenerativa do neurônio.

Considerando o envolvimento das metodologias para estímulo da função cognitiva, o extrato de Mentha spicata, padronizado em polifenólicos e, particularmente o ácido rosmarínico, o Neumentix, preenche vários dos critérios necessários para o estímulo da função cognitiva, tanto em indivíduos saudáveis que desejam uma melhora no desempenho, quanto em indivíduos com alguma patologia que desejam uma correção no desempenho.

 

Quais são as possibilidades de aplicação do Neumentix? 

suplementos para cognição

Apesar de ser um produto extraído de um tipo de hortelã, o Neumentix não possui sabor ou odor marcantes, o que permite uma ampla gama de aplicações que vão desde cápsulas, suplementos até gomas mastigáveis, também ampliando sua aplicação em alimentos e bebidas.

Além disso, o composto pode ser combinado com outras soluções, através do Premix Personalizado Doremus, que permite agregar mais nutrientes, como as Vitaminas do Complexo B, Colina e antioxidantes, que potencializam os benefícios do Neumentix, como já observado nos tópicos acima. 

Além do pilar nutricional, a Doremus também atua nos pilares de sabor e textura, o que permite desenvolver soluções em alimentos, bebidas e suplementos completos e assertivos, otimizando tempo e recursos. Confira abaixo algumas das aplicações desenvolvidas pela Doremus:

Premix Coffee Energy: uma proposta de bebida termogênica em forma de “supercafé” elaborado para agregar à popular bebida de café, trazendo mais praticidade e diversificação de sabores.

Solução On e Off: uma proposta de soluções em comprimidos com benefícios para diferentes momentos do dia, com intuito de se encaixar perfeitamente na rotina. O comprimido ON possui Neumentix®para impulsionar a produtividade, atuando na melhora cognitiva, de concentração e memória de trabalho. E o melhor, diferente dos estimulantes comuns, não atrapalha o sono noturno.

O comprimido OFF contém ativos como a melatonina e vitaminas B6 e B12, que garantem uma melhor noite de sono e consequentemente, mais energia no dia a dia. Essa solução também pode ser aplicada em alimentos, como nas bebidas funcionais.

Plant Based

Sorvetes enriquecidos: saborosos e nutritivos, os sorvetes enriquecidos são desenvolvidos de acordo com o target, possibilitando uma proposta saborosa e nutritiva de se refrescar após um treino ou durante um jogo, etc. 

Os Pré Mixes podem ser personalizados de acordo com as necessidades do público e momento de consumo e a Doremus possui expertise para criar soluções saborosas com os nutrientes que seu público precisa. Converse com especialistas agora mesmo e veja como podemos ajudar a sua marca.

 

Performance cognitiva: uma tendência que continuará em alta

estimulantes cognitivos

Entre as principais preocupações futuras em relação à saúde, depressão e saúde mental são as mais temidas pelo público consumidor, segundo o estudo “Consumer Perceptions on the Impact of Selected Health Issues on Daily Life”, realizado pela empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International. Num segundo estudo, que elegeu as 10 principais preocupações futuras com a saúde a longo prazo, problemas de memória e saúde ficaram no topo como as maiores preocupações do consumidor.

Além de vivermos em um mundo cada vez mais incerto e imprevisível, com tecnologias que aceleram a velocidade das transformações, temos adotado um estilo de vida que busca por produtividade e nos força a nos tornarmos mais ágeis e práticos. Para dar conta de tudo isso, o corpo tem se colocado em estresse diário e prolongado. Tudo isso, a longo prazo, impacta na saúde mental e performance cognitiva.

Portanto, os produtos que estiverem conectados a esta tendência e que forneçam os nutrientes necessários para reverter esse impacto ou auxiliar na diminuição de seus efeitos, serão amplamente relevantes para o consumidor. Para saber mais, clique aqui e assista ao webinar sobre a adição de vitaminas, minerais e nootrópicos combinados em alimentos e bebidas e como potencializar seus benefícios para cognição e saúde mental.

 

A Doremus se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade e aceita a nossos Termos e Condições Gerais de Uso.

Entendi e Aceito