Atualmente, estar por dentro das tendências de mercado e inovar em produtos no setor de produtos panificados tornou-se uma necessidade para os empresários do ramo. Com a crescente demanda por opções mais saudáveis, a busca por sabores únicos e a constante evolução das preferências dos consumidores, compreender as nuances desse mercado é essencial para o sucesso.
Por isso, em parceria com a Mintel, principal agência de inteligência de mercado do mundo, este artigo se baseia no relatório de panificação de 2022 e mergulha profundamente nas tendências em produtos panificados, focando nas preferências e comportamentos dos consumidores brasileiros.
Abordaremos diversos aspectos, desde as principais barreiras para o consumo desses produtos até as escolhas mais populares em relação a tipos, sabores e texturas. Vamos explorar o impacto da busca pela melhora da saúde nas preferências dos consumidores e os comportamentos adotados com o objetivo de economizar dinheiro, continue lendo e obtenha insights valiosos sobre o panorama da panificação no Brasil.
Quais são as principais barreiras para o consumo de produtos panificados?
No contexto econômico atual, o preço é citado como a principal barreira de consumo para a grande maioria das categorias de consumo pesquisadas. Em produtos panificados não foi diferente, o preço se destacou como principal barreira, mencionado por 53% dos entrevistados. No entanto, os produtos panificados se destacam por oferecerem preços normalmente acessíveis, além de versatilidade e uma sensação de satisfação aos consumidores.
Além da questão econômica, outra barreira significativa para o consumo está relacionada à composição dos produtos. Segunda a pesquisa realizada pela Mintel, 32% dos entrevistados mencionaram o “alto teor de gordura” como uma barreira, seguido de 26% que mencionaram o “alto teor de açúcar”. Esses dados indicam que a categoria de panificados pode ser especialmente sensível ao novo modelo de rotulagens com alertas frontais.
Diante desse cenário, observamos duas estratégias predominantes em mercados que já adotam esses alertas frontais. A primeira envolve a adequação da formulação dos produtos, para que não ultrapassem os limites estabelecidos pela legislação. A segunda estratégia é a utilização de claims frontais que destacam a presença de ingredientes associados à saudabilidade, como grãos integrais, proteínas e vitaminas, desviando a atenção dos alertas frontais. Essas abordagens visam atender às preocupações dos consumidores e manter a atratividade dos produtos panificados no mercado.
Como a busca pela melhora da saúde impacta as preferências dos consumidores?
A pesquisa revelou que, de maneira geral, os consumidores brasileiros enfrentam dificuldades ao procurar produtos assados mais saudáveis no mercado e tendem a evitar aqueles com teores elevados de gordura. No entanto, uma parcela dos consumidores coloca o sabor em primeiro lugar, priorizando produtos saborosos, mesmo que não sejam considerados saudáveis.
A pesquisa mostra que 33% dos entrevistados de 16 a 34 anos afirmaram que consomem produtos panificados que têm um bom sabor mesmo que não sejam saudáveis. Além disso, esse segmento é o que mais demonstra interesse por produtos panificados nostálgicos, porque eles oferecem conforto emocional. Portanto, a dimensão da saúde emocional também desempenha um papel significativo, tornando-se ainda mais relevante desde o surgimento da pandemia, especialmente para esta faixa etária.
Por outro lado, entre os consumidores mais velhos, o quadro é diferente, uma vez que os brasileiros com 55 anos ou mais são os mais afetados por doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Este é o grupo que dá prioridade à saudabilidade.
De acordo com a pesquisa, 32% dos entrevistados nessa faixa etária disseram que “não comprariam de jeito nenhum um pão ou produto panificado com alertas sobre o alto teor de açúcar, gordura ou sódio”, indicando que esse segmento provavelmente será o mais sensível à nova rotulagem.
Quais são alguns dos comportamentos dos consumidores em relação ao consumo de produtos panificados?
O consumo de produtos panificados parece trazer certo conforto emocional entre os brasileiros. Muitos recorrem a produtos assados quando desejam um lanche especial, sendo uma das categorias preferidas em tais momentos. Durante essas ocasiões, os consumidores estão abertos a explorar novidades e também demonstram apreço por lançamentos nostálgicos que evocam memórias de produtos consumidos na infância.
Além disso, observamos também um crescente interesse pela panificação artesanal, o que motiva os consumidores a visitarem padarias artesanais a fim de experimentar novos tipos e sabores de pães. Esse interesse também tem estimulado a produção de pães em casa, uma habilidade que muitos brasileiros adquiriram durante a pandemia e continuam a explorar atualmente.
Quais são os tipos, sabores e texturas de produtos panificados preferidos entre os brasileiros?
Na pesquisa conduzida pela Mintel, o atributo que se destacou foi a preferência pela “crosta macia”, escolhido por 46% dos entrevistados. Isso reflete a predileção dos brasileiros por pães com textura mais macia. Além disso, notamos uma predileção por produtos panificados com recheios doces, especialmente entre os entrevistados com idades entre 16 a 24 anos, evidenciando a relação dos consumidores mais jovens com a indulgência nesse tipo de produto.
Vale ressaltar que cerca de um terço dos entrevistados disseram preferir pães de fermentação natural. Essa preferência se deve ao reconhecimento de que esses pães são percebidos como mais saborosos e saudáveis em comparação aos pães comuns.
Quais comportamentos os brasileiros adotaram – ou não – com o objetivo de economizar dinheiro?
A pesquisa mostra que 38% dos consumidores estão comprando tipos mais baratos de produtos panificados, destacando a relevância do preço em meio à atual crise econômica. Embora tenhamos observado uma sutil melhoria em relação ao ano anterior, quando foi realizada a pesquisa, com diminuição moderada na inflação sobre alimentos e bebidas, juntamente com uma redução do desemprego, ainda assim a população enfrenta altos níveis de endividamento e muitos continuam precisando fazer cortes de itens da cesta de compras para equilibrar seus orçamentos.
Além disso, a tendência que se iniciou durante a pandemia persiste: cerca de 30% dos consumidores estão optando por produzir seus próprios pães e produtos panificados em casa. Esse comportamento tem como principal motivador a economia, mas também se transformou em uma atividade de lazer e relaxamento para muitos.
Por fim, vale ressaltar que nossas pesquisas indicam uma substituição de refeições por lanches, como uma estratégia para economizar, especialmente fora de casa. Tanto é que, em nossa pesquisa sobre a categoria de snacks realizada em 2023, os pães foram apontados como o alimento mais consumido como snack ou lanche.
Atendendo às Demandas do Mercado na categoria de Produtos Panificados
A categoria de produtos panificados apresenta um cenário bastante favorável, oferecendo tanto praticidade e economia para refeições leves quanto indulgência e conforto emocional.
Nossas análises indicam que a nova legislação sobre rotulagem terá um impacto moderado na categoria, incentivando o investimento em produtos com composições consideradas mais saudáveis. Esses produtos podem incluir vitaminas, fibras adicionadas e maior teor proteico. Por outro lado, há espaço para a indulgência, especialmente focando em gerações mais jovens. Lançar produtos e marcas que fizeram parte da infância destes jovens adultos pode ser uma estratégia para oferecer indulgência e conforto emocional.
Outro destaque é a preferência dos brasileiros por pães macios, abrindo oportunidades para a indústria inovar em sabores e formatos, além de trazer receitas de outros países que despertem a curiosidade do consumidor brasileiro em busca de novidades.
No que diz respeito à economia, embora muitos consumidores estejam migrando para marcas e produtos mais acessíveis, a categoria de produtos panificados emerge como uma opção versátil e acessível para lanches como substituto de refeições. Portanto, as marcas podem se concentrar no desenvolvimento de lançamentos que enfatizam a saciedade e ofereçam perfis nutricionais mais completos, com a adição de micronutrientes e proteínas, por exemplo.
Em resumo, a indústria de produtos panificados está em constante evolução e por isso, é preciso responder às preferências dos consumidores e aos desafios econômicos de maneira eficaz e inovadora. Nesse contexto, a Doremus, é uma empresa referência no desenvolvimento de novos produtos panificados alinhados às estas principais demandas, seja através de sabores, recheios e também nutrientes. Fale agora com um especialista para saber como podemos te ajudar.

Analyst Food & Drink, LATAM Reports MINTEL